Secretaria Municipal de Educação de Tabira promove seletiva municipal do concurso de Leitura
Na tarde da última quarta-feira, 26/05, a estudante de 9 anos, Kethyllin Vitória Medeiros, foi a escolhida para representar o município de Tabira na etapa regional do Concurso Ler Bem 2021. O concurso, que é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores, incentiva à formação de jovens leitores e estimula a produção de textos, no ensino fundamental da rede pública. Kethyllin Vitória é estudante do 4º ano da Escola Andréa Pires, aluna do professor Willamis Silva Araújo.
A seletiva municipal promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Tabira aconteceu no auditório da Escola Arnaldo Alves, onde 8 estudantes representantes das Escolas da Rede Municipal promoveram a leitura de textos pré-selecionados. A etapa municipal contou com três fases, onde na primeira fase os oito estudantes fizeram a apresentação individual e leitura dos textos escolhidos, dessa etapa foram selecionados os cinco estudantes que obtiveram maiores notas. Esses estudantes selecionados participaram da segunda fase, realizando novas leituras, e após avaliação dos jurados foram selecionados 3 finalistas que após nova leitura e apresentação puderam ser avaliados como 1º, 2º e 3º lugar, e definindo o primeiro lugar para Kethyllin Vitória Medeiros, da Escola Andréa Pires como a representante do município de Tabira na fase regional que ocorrerá no dia 03 de agosto de 2021; o segundo lugar ficou com a estudante da Escola Antônio Nogueira Barros, Maria Clara da Silva – professora: Andréa Limeira Brito e o terceiro lugar ficou com a estudante Maria Fernanda Soares Firmino da Escola Adeildo Santana Fernandes – professora Cecília Tarciana Paula Silva.
A equipe julgadora composta pelas professoras: Eliane Maria Marques Pereira – Coordenadora de Língua Portuguesa dos anos finais da SME – Tabira; Cinthia Carla Amorim – Coordenadora pedagógica da EREM Profª Carlota Breckenfeld e Thais Eduarda Maciel – graduada em História, com atuação nos campos artísticos de teatro, elaboração da curta metragem e poesia avaliaram os estudantes de acordo com o que preza o edital, sendo: Espontaneidade, Entonação da voz e Aplicação de pausas necessárias pela pontuação. No município de Tabira o Concurso Ler Bem é coordenado por Welton Feitosa, coordenador técnico da gestão dos anos iniciais da SME – Tabira.