Festival Tabira e Quixaba Videos for Change 2022

Estudantes da rede pública são desafiados a fazer um vídeo de um minuto sobre causas sociais com chamada para ação

Em 2022, a Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor apoia as escolas municipais das redes de Tabira e Quixaba na implementação de um currículo voltado à educação cidadã, com foco no protagonismo juvenil.  O Desafio Videos for Change convida equipes de estudantes do 6º ao 9º ano a criarem vídeos de um minuto para dar visibilidade a uma causa social que os mobiliza. Ao fim das etapas de produção, os vídeos estarão disponíveis para votação na página oficial do Desafio, entre os dias 13 e 18 de outubro, no site: https://videosforchange.org.br/festival/quixabatabira. A culminância se dá na premiação dos melhores vídeos, no dia 20 de de outubro, às 14h, em em uma Live, realizada no canal de YouTube https://www.youtube.com/c/DesafioVideosforChange

Essa é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam e estudem profundamente temas sociais importantes para eles, temas que mexem com seus corações como: discriminação, preconceito ou racismo; meio ambiente e sustentabilidade; igualdade de acesso à educação; direitos das mulheres, igualdade de gênero, padrões de beleza; covid-19; bullying ou cyberbullying; bem-estar e saúde mental, combate a depressão e ansiedade; direitos de pessoais LBGTQI+; dentre outros. Ao fim da jornada, todos os vídeos são avaliados por uma comissão julgadora a partir de cinco categorias: narrativa coerente; melhor uso dos recursos técnicos; melhor chamada para ação; originalidade e criatividade; e melhor vídeo.

Desde 2021, a Viven e as Secretarias  Municipais de Tabira e Quixaba atuam em parceria com a implementação de conteúdos e formações que visam fazer chegar ao estudante materiais pedagógicos digitais e adaptados ao ensino remoto e contexto local das escolas, que abarcam as competências gerais da BNCC. Esses materiais contribuem no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes para que, a partir dos conhecimentos acumulados, eles sejam protagonistas de transformações sociais. Ano passado, contamos com a participação de 18 professores e 180 estudantes, que produziram 40  vídeos incríveis.

Sobre a Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor

A Viven é uma associação sem fins lucrativos que traz a educação cidadã para a pauta das escolas por meio de vivências. Vivências são atividades, baseadas na Neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, que se utilizam do sentir para transformar os estudantes. A Viven atua no Brasil desde 2019, e já alcançou mais de 158.000 participações de estudantes em vivências. O currículo foi desenvolvido em parceria com  a High Resolves, organização pioneira na educação cidadã na Austrália e hoje está presente em vários países como EUA, Canadá, Israel, China, França, Índia, etc.

Para saber mais sobre o trabalho da Viven, é só acessar o site: www.viven.org.br.