Educação em foco: Monitoramento dos processos de Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Tabira

A Secretaria Municipal de Educação de Tabira realizou na última terça-feira, 18/10, o encontro de Avaliação e Monitoramento tendo como objetivo a análise dos resultados das avaliações do SAET – Sistema de Avaliação Educacional de Tabira, uma parceria com o CAED, objetivando a preparação da Rede Municipal de Ensino para avaliações a nível estadual e nacional. Os testes que foram aplicados são baseados na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. O SAET é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Educação de Tabira com o CAED – Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação de Juiz de Fora, a Rede Municipal de Ensino de Tabira adotou o SAET desde o ano letivo de 2021.
Diante da apresentação dos resultados obtidos nessa segunda avaliação diagnóstica é possível identificar o nível dos estudantes participantes do 2º ao 9º ano e observar as principais prioridades que devem ser trabalhadas afim de melhorar esse desempenho. Logo, a SME Tabira inicia o trabalho de monitoramento acompanhando de forma sistêmica, regular e contínua as ações de intervenção na busca pela melhoria dos niveis dos estudantes. As equipes de monitoramento estarão atuando na SME e nas escolas municipais com planejamento estratégicos alinhados ao objetivo principal: a melhoria do ensino do nosso munícipio. E dentre as ações citamos os Aulões InterAÇÃO na Rede que objetivam reforçar os conteudos priotários, com foco na aprendizagem.